Sec. Saúde:

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Sindminérios em parceria com a Dra. Márcia no Combate ao Câncer Bucal


Pensando no bem-estar da nossa categoria, a Secretaria de Saúde do Sindicato, em conjunto com a Dra. Márcia Badin, se soma a luta contra o Câncer de Boca.
Nesta entrevista, nossa dentista esclarece como evitar, reconhecer os sinais de tumor e procurar tratamento.

Dra. Márcia, o que é o Câncer Bucal?
É um tipo de câncer que geralmente ocorre nos lábios (mais freqüentemente no lábio inferior), dentro da boca, na parte posterior da garganta, nas amígdalas ou nas glândulas salivares. É mais freqüente em homens do que em mulheres e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos de idade.

Como o Câncer Bucal pode ser detectado?
Pode ser identificado pelo cirurgião dentista ou pelo autoexame.

Quais os sintomas deste Câncer?
Nem sempre é possível visualizar os primeiros sinais que indicam a existência do Câncer Bucal, o que aumenta a importância das consultas regulares com o dentista ou o médico. Além das consultas regulares, é preciso que você fale com seu dentista se perceber:
• Ferida nos lábios, língua, áreas próximas a raiz do dente, gengiva ou no assoalho da boca, que sangra facilmente e não melhora em 15 dias;
• Um caroço ou inchaço na bochecha que você sente ao passar a língua;
• Perda de sensibilidade ou sensação de dormência em qualquer parte da boca;
• Manchas brancas ou vermelhas na gengiva, língua ou qualquer outra parte da boca;
• Dificuldade para mastigar ou para engolir;
• Dor sem razão aparente ou sensação de ter algo preso na garganta e mudança na voz;
• Inchaço que impede a adaptação correta da dentadura.

O que mais se deve notar?
Se existem ínguas, se o rosto e a boca estão simétricos, se existem feridas, úlceras. Um sintoma também pode ser a halitose (mal hálito). Se ela não tiver causa aparente, pode ser indício de tumor. A ferida normalmente sangra, apesar de não doer. A lesão do Câncer Bucal é indolor, mas não cicatriza.

Como proceder em caso de suspeita?
Deve-se procurar o dentista. Exame clínico e biopsia (remoção de uma parte para exame microscópico) identificam se a lesão se trata ou não de tumor.


Existe uma causa para o câncer bucal e labial?
A causa do Câncer Bucal é ligado ao fumo, prótese mal adaptada, bebida em excesso e outros fatores. O hábito de fumar e beber em excesso aumenta em 100% o risco de Câncer Bucal. O Câncer Labial, apesar de causado pelo sol, também afeta mais fumantes. Por isso, é recomendável reduzir ou cortar o hábito de fumar e usar protetor labial, além do solar.

Qual é o tratamento?
Em casos iniciais, cirurgia. Para estágios avançados, quimioterapia e radioterapia. O Câncer Bucal tem cura. Se diagnosticado no início, a chance de cura é muito maior. Por isso, a importância da prevenção.

Como prevenir?
• deixe de fumar e não beber em excesso;
• proteja os lábios e a pele contra os raios de sol;
• alimente-se de maneira saudável;
• execute o autoexame todo mês;
• procure o dentista se tiver dúvida ou notar alteração.

Notícias anteriores