Sec. Saúde:

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A Saúde do Homem

A cada três pessoas que morrem no Brasil, duas são homens. A cada cinco pessoas que morrem de 20 a 30 anos, 14 são homens. Os homens representam quase 60% das mortes no país. Somente a prevenção pode mudar esses dados.
 
Procure um médico antes que a doença o procure. Prevenção É preciso aumentar a consciência sobre a necessidade de prevenir as doenças com medicina preventiva. Nunca é cedo para prevenir. O acompanhamento e os cuidados com a saúde do homem podem melhorar a qualidade de vida e diminuir a mortalidade prematura entre os homens. Cabe a cada trabalhador mudar a sua visão, percepção que tem com relação à sua saúde e a de sua família. É de conhecimento que a maior parte dos homens, por uma série de questões culturais e educacionais, só procuram o serviço de saúde quando perderam sua capacidade de trabalho. Com isso, perde-se um tempo precioso de diagnóstico precoce ou de prevenção, já que chegam ao serviço de saúde em situações limite. Alguns especialistas dizem que os homens têm medo de descobrir que estão doentes e acham que nunca vão adoecer e, por isso, não procuram os serviços de saúde.
 
Obesidade Dados mostram que 48% dos homens estão obesos e 13% estão com sobrepeso. Para ter qualidade de vida, procure um endocrinologista e um nutricionista. “Viva melhor de bem com seu peso!”
 
Câncer de Próstata
A prevenção é o segredo para evitar esta doença. Procure um médico e faça os exames pedidos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. A ida ao urologista deve começar aos 45 anos, mas se houver casos da doença na família, a primeira visita deve ser aos 40. Se os exames estiverem alterados, é feito uma biópsia da próstata através de um aparelho de ultrassom que detecta pontos suspeitos e colhe-se amostras do tecido para confirmar a doença e seu estágio. "O câncer de próstata é uma doença que geralmente apresenta evolução lenta, e que não produz sintomas na fase inicial, por isso é tão importante ir anualmente ao médico". O caso mais comum de câncer entre os homens é o de pele. Para evitá-lo, não esqueça: “Use o filtro solar diariamente.” Planejamento Familiar O casal deve planejar sua família, levando em conta sua situação financeira e a qualidade de vida de sua família. O homem tem papel importante nesta decisão e a opção de fazer a Vasectomia deve ser estudada.

Notícias anteriores